A angústia tem surgido cada vez mais cedo. Antes era apenas a noite, porém com o Sol radiante ela nasce. Nasce ao meu redor. Nasce dentro de mim. Não apenas com o que vejo como também com o que leio. O Solista e A Casa do Delírio são pontos de vista certeiros quando tratam não de doenças ou patologias, mas da vida.
Temos na maioria das vezes uma boa intenção em rotular, sendo o significado uma caracterização, classificação e/ou consideração por algo que acreditamos ter que diferenciar dos demais. Neste momento surge a mim uma questão: O que realmente seria necessário diferenciar? Separar entre grupos distintos, distinguir por cores, tamanhos, lugares. Diferenças. Essa é a questão.
Não obstante um litígio mais pertinente aparece: Por que diferenciar algo? Seria impossível viver com as diferenças na nossa sociedade? Não podemos conviver com pessoas díspares ao nosso redor? Por que elas precisam ser isoladas?
A diferença entre as pessoas se encontra na maneira de lidar com as outras pessoas. O relacionamento interpessoal, as relações eu-tu, conceitos de transferência e contra-transferência, todos precisam de duas pessoas. Você e o outro.
Você já se colocou no lugar do outro?
Já pensou em como você é aos olhos de outros?
Como eles te julgam?
Julgar as pessoas, ou ‘simplesmente’ taxá-las, é sempre fácil. No caso d’O Solista, os personagens Steve Lopez e Nathaniel Ayers passam por algo similar. Eles são diferentes. E iguais. Possuem problemas, talvez um pouco diferentes, porém que repercutem nas suas vidas de forma similar. As destroem e ajudam a construir. Como todos nós. A diferença está... Onde está a diferença? Na intensidade? No isolamento?
Conforme seja a intensidade dessa diferença, desse isolamento, chegamos à discriminação. Sim, discriminação. Pessoas internadas são discriminadas, afinal “cada qual em seu cada qual e o lugar do louco é no hospício.”
E o seu lugar? Onde é?
Há 4 anos
2 comentários:
Eu não conseguiria expressar melhor. Você tem desenvolvido a sua habilidade de escrita muito bem! Estou orgulhoso, amor.
lol parabens msm man o.o to ate espantado, sua escrita ta mto fodah o.O, e.. meu lugar eh no acre , quetin no meu canto hehe
Postar um comentário