quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Facetas divergentes


Em um momento de reflexão, entrei em contradição comigo mesmo buscando saber se há em mim mais de um eu, se em cada ser humano há mais de uma face para viver nesse mundo agonizante.

Não somente para viver, mas diria que para sobreviver. Cheguei a conclusão que existe sim.

Muitos de nós seres humanos acreditam ser somente um "de forma transparente" ou então se referirem como "um livro aberto", mas não creio que essas sejam as melhores formas de se dizer que são apenas um, ou então de que tudo que passa pela sua mente lhe é transmitida pra fora, porque isso também não é verdade.

Por mais que não aceitemos, inconscientemente, nós selecionamos aquilo que dizemos.

Só que o que nós dizemos depende muito daquilo que sentimos e que temos a essas palavras nada mais são do que uma parte do que sentimos.

"Como explicar que podemos existir inúmeras vezes, se não for da divisão de um corpo para inúmeras maneiras de ser?"

Ser apreensivo, ser sorridente, ser sarcástico ou ser amável não torna uma pessoa "duas caras" ou inconstante, só transmite a certeza que temos distinções dentro de nós.Todas essas facetas, juntas porém não no mesmo instante, é que nos fazem nós mesmos.

Isso não significa que você tenha múltipla personalidade, mas que você é capaz de possuir/repassar os sentimentos que sente e que lhe pertencem.

Concluirei com uma frase que faz sentido para esse post:

"Seja um. Seja todos. Seja você. Não tenha medo disso, pois se tiver, deixará de ser você."



Obrigado pela compreensão de todos os meus "pacientes" pelo grande intervalo dos posts e principalmente pelo tamanho deste, mas é que por causa do grande tempo que a faculdade exerce/suga fica difícil de postar cada dia mais, porém me prometi que esse blog não seria abandonado e cumprirei essa promessa.


Até uma proxima consulta e não deixe de agendar a sua...


Um grande abraço a todos.


Mah.luco

9 comentários:

Licah... disse...

Bonjour!
Concordo e discordo com o q vc disse...talvez a Psicologia discorde da Literatura nesse ponto...
Acredito sim que haja uma essência única em cada um, e que essa essência se adapte a cada momento...adquirimos atitudes diferentes para as situações com as quais nos deparamos...e, acredito eu, são vários "eu", pertencentes a uma mesma essência...
Nada de esquizofrenia, apenas adaptações...diria, uma certa plasticidade...

Todos os meus "eus" amam vc, pq a minha essência ama vc!

;*

David Melo da Luz disse...

[i]"Por mais que não aceitemos, inconscientemente, nós selecionamos aquilo que dizemos"[/i]

psicanalise Darwinistaa!


bom texto!
parabéns mas uma vez

Mahx. disse...

Diria que esse inconsciente DAvid é bem mais fenomenológico do que psicanalítico!

[Conversa de um D.oido com um Mah.luco]

AHUhauHAUhauhUHuauHAUHuahuAHUhauHAUhauHAUHuahuA

Unknown disse...

Qnt tempo, hein?! ... rss
Concordo plenamente com isso ... d vez enqnd eu tenhu umas ideias q nem eu imagino q eu poderia tr ... rss
A unica pessoa q sempre sabe oq eu posso pensa eh a Tati, e isso me assusta ... hauHAUhauAUhauAHUhauha

Faz moh era q eu naum entro na net, ai demorei um pokinhu pra v seu post ^^" ... sorry! =D

bjinhus =***

Licah... disse...

ei...

saudades!

=p

Celamar Maione disse...

Fernando Pessoa falava falou bem sobre essa inconstância do ser : "Exceto nas coisas intelectuais, onde cheguei a conclusões que tenho como firmes, mudo de opinião dez vezes por dia; só tenho juízo assentado a respeito de coisas em que não haja possibilidade de emoção."
Temos várias pessoas brigando dentro da gente. Normal. Natural. Não acho que isso seja ser " duas caras ". Somo, sim, seres multifacetados e não vejo nada demais nisso.
Valeu pela sua visita ao meu blog. Continue visitando.
Beijão

Cadinho RoCo disse...

Já disse repeti ordenei para que todos os meus eus sejam eles mesmos senão fica difícil ser eu em meio a tamanha balbúrdia.
Cadinho RpoCo

Anônimo disse...

preciso de um psicologo !!!
= )
urgente !!

Arthur disse...

é isso aí, eu me vejo como uma pessoa oposta às outras que eu sou dependendo do contexto.