domingo, 11 de janeiro de 2009

"Alguns minutos de..."


Olá para todos os visitantes. Hoje é o primeiro post de 2009 e tenho como surpresa um post que pedi para fazerem, para mudar um pouco. começar com ares novos esse ano novo. Sem muitas interpretações além do que está escrito, por plena concordância, espero que gostem e já agradeço a visita de todos e espero depois que possam comentá-lo para que possamos ter uma nova troca de informações, ok? Obrigado pela visita e bom desfrute do texto. Mah.luco


"Vocês não ouvem os assustadores gritos ao nosso redor que habitualmente chamamos de silêncio?" [abertura do filme O Enigma de Kaspar Hauser]

Outro dia recebi um email que dizia que não existe frio, apenas "ausência de calor"; que não existe escuridão, apenas "ausência de luz"; e mais, que não existe mal, apenas "falta o bem"...então, o silêncio?! Será que existe?!

Com tempo podemos perceber que o silêncio não é só o famigerado "shiiiuuu" que a professora faz...que talvez ele seja mais necessário e complexo do que isso.

No ritmo frenético em que vivemos, um simples fechar de janelas pode trazer o silêncio que procuramos. Um fone de ouvido também, outra barreira contra a alucinação do mundo exterior.
Mas, enfim, o que é o silêncio?! É claro que eu não estou apta a responder essa pergunta e
agradar a todos...espero pelo menos ajudar.

Considero o silêncio como um "mal necessário". Sim, exatamente isso. Nada melhor do que chegar em casa, cansado, e poder sentar no sofá, relaxar, esfriar a cabeça, tomar um banho. Depois, refletir sobre o dia que passou, pensar no próximo. Ler um livro, uma revista, numa atmosfera de calmaria perfeita pra que haja a total absorção da leitura. Mas, somos frenéticos.Se sozinhos em casa, logo que se chega, quer-se espantar o silêncio. Televisão, rádio, músicas, notícias, desgraças. Quebramos o que poderia vir a ser revigorante com uma avalanche irrefreável. Isso porque muitas vezes confundimos o silêncio com solidão, com o estar sozinho não por nossa vontade.

Uns dos clichês que mais se ouve quando o assunto é esse, é: "pode-se estar sozinho, mesmo rodeado de gente". Sim, pode-se. Do mesmo jeito que pode-se estar em silêncio em uma confusão. Cheguei à conclusão que não é o externo que está ou deixa de estar em silêncio. Pra mim, o silêncio é interno. O que te acalma, é o que traz pra você o silêncio necessário.

O silêncio de uma música, capaz de desligar do vai-e-vem de carros e de gente em plena Avenida Paulista; o abraço forte de alguém de quem se tem saudades às seis da tarde na Estação Sé; uma oração em meio à multidão...o que é capaz de te deixar absorto, mesmo que por alguns segundos, é silêncio. Voluntário e possível.

"O senhor sabe o que é o silêncio? É a gente mesmo, demais." [Guimaraes Rosa]

O silêncio que vem da solidão também é necessário. Um tempo para nós mesmos, pra recordar, planejar, lamentar, corrigir...enfim, para que ouçemos nossa própria voz e nossas vontades. Falta-nos tempo pra considerar o que realmente importa e, no silêncio, podemos achar o que nos falta.

Pode parecer um pouco "dark" defender a importância do silêncio, mas antes de qualquer coisa, experimente! Nem que seja ficar quieto para pensar em alguém, nem que seja fechar o livro enquanto se está no onibus...silencie. Viva.

Bom, como vocês já viram, hoje o doutor abriu espaço pra uma paciente assídua e que é muitoo ajudada por ele...quem sabe ele não resolve analisar esse post e dar a vocês a versão que a psicologia dá ao silêncio?!

21 comentários:

Faa Possebon disse...

nossa K7 que texto eu li e estou refeltindo .... gostei, vc tem jeito pra coisa ;D
te amodoro ^^

Unknown disse...

nossa... NUNCA tinha pensado nisso o_o.

Mahx. disse...

GENTE... Quem escreveu o texto de hoje foi uma amiga minha, a Lívia Miranda, que cursa Letras na Universidade São Paulo... portanto, os méritos desse texto são todos dela. ^^

Unknown disse...

Sua amiga sabe bem uq fala
ela ta de parabens

Unknown disse...

Eu naum acho q o silencio seja um mal ... eu gosto d fiac em silencio =)
Mas enfim... eu naum sabia q a Livia escrevia bem assim =D
Parabens \o/

Carlotto disse...

Parabens pra ela!!!
Muito das coisas que ela disse eu passo todos os dias, como grande pisciano que sou a Necessidade do Silencio e do Eu sozinho faz parte da minha vida!
Falta de um tempo só pra mim é sufocante!

Leoa resurgindo disse...

Mto bom o texto K7! parabéns! ^^ Toh refletindo... axo q toh precisando um pouco fikar em silêncio... =/

Gu_M29 disse...

Gostei muito desse texto, dá os parabééns para a sua amiga!
E para vc tbm é claro, porque se não tivesse postado menos pessoas o leriam, e gostei muito, de coração!

Na parte que diz que no maior barulho vc pode estar em silêncio... para mim até quando vc faz barulho vc pode estar no imenso silêncio por que quando esto muuito depre ou muito feliz, eu grito muito, até meu corpo dizer qual é o meu limite corporal e não mental! rsrs
Bom, essa parte me tocou, e creio que ha alguma parte que toque cada pessoa!!!

Unknown disse...

Máh você escreve muito bem!!!.
Eu li a grande maioria nossa ><'

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mare disse...

muito bem escrito, muito bem colocado =]

Unknown disse...

Livia..ARRASOU!!

A parte que diz que confundimos silêncio com solidão é totalmente perfeita!!

Adorei, sério!

Mah, se aposenta que ela vai tomar seu lugar ahuahauhauahuahuauhah

Beijoooo!

Mahx. disse...

ALINE disse...
Gostei do post da sua amiga!
Máh você escreve muito bem!!!.
Eu li a grande maioria nossa ><'

Licah... disse...

Eeeh!

se aposenta que ela vai tomar seu lugar!

._.

amo! <3

Unknown disse...

Bem ... num vou falar que eu num acredito que foi a Lívia que escreveu isso, pq eu conheço muuuito bem o potencial dessa garota!!

Parabéns a ela ... Ficou bOOmm ...

QUE ORGULHO !!!

Continue assim ...

Bjs
Bruna Miranda

Dressa! disse...

O silêncio é COM CERTEZA um bem necessário a todo e qualquer ser humano.

A dona do post,merece meus humildes parabéns,tem super futuro!


E voltando ao post...o silêncio traz a alma o que falta a mente...paz!

=D

DaniK disse...

Lindo, lindo, gostei muito do texto! quem que escreveu?
Clarice Lispector tem uma frase que fala do silêncio que gosto muito: "Dá-me a tua mão: Vou agora te contar como entrei no inexpressivo que sempre foi a minha busca cega e secreta. De como entrei naquilo que existe entre o número um e o número dois, de como vi a linha de mistério e fogo, e que é linha sub-reptícia. Entre duas notas de música existe uma nota, entre dois fatos existe um fato, entre dois grãos de areia por mais juntos que estejam existe um intervalo de espaço, existe um sentir que é entre o sentir - nos interstícios da matéria primordial está a linha de mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio."
beijos

David Melo da Luz disse...

Eu tinha um professor, que defendia a idéia de que todo ser humano, precisava passar pela experiência de um siLêncio absoluto ( mesmo que nos dias de hoje isto seja quase impossível ).
Tenho fobia de silêncio, mas devo concordar com a sua idéia de que existe uma "hegemonia de sons" que tem o mesmo efeito do silêncio, o que causaa impressão que o silêncio é interno.

ótimo texto, parabéns!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nossa q texto Lí... gosteii mtooo!!
Pena que nem sempre temos este tempo p/ ficar em silencio conosco...
Mas lah no fundo este silencio é necessário p/ entendermos o mundo e a nós mesmos!
bjuuus p/ a Lí e p/ o Má claroo.. saudadeesss

21 de Janeiro de 2009 20:59

Unknown disse...

Adorei o texto.

Sempre achei o silêncio necessário pra tudo.
Sempre nele existe um momento de reflexão que deve ser aproveitado.Não devemos deixá-lo passar em branco.

Boa escolha do tema Lica amiga querida.
=].

Continue escrevendo e Mah, deixa a Lí escrever sempre.
Rs*

Beeijoo.