terça-feira, 5 de agosto de 2008

Espelho para sempre...


Depois de alguns dias sem post, retornei para pedir desculpas pela demora e pra escrever um também, é claro. Desde que minhas aulas retornaram, várias idéias e muitos significados passaram pela minha mente, e resolvi que o post de hoje será sobre as relações ao indivíduo consigo mesmo e com mundo que o cerca, uma coisa bem singular: "Tudo que é, é."

O significado das coisas, além daqueles que o próprio censo comum dá, varia com a nossa própria percepção do mundo e de tudo que nos cerca, podendo também referir-se àquilo com o qual o associamos e com o próprio tempo em que ocorreu.

“O significado que um ‘objeto’ carrega, é a relação que ele estabelece com o mundo.”

Nossas emoções e sentimentos, nem sempre tão análogos assim, são afetados por diversos e diferentes motivos no nosso cotidiano, e não só eles como as nossas próprias vidas são transformadas pelo dia-a-dia.

Em apenas um dia é possível “chegar ao céu e descer ao inferno” ou vice-versa como diriam pessoas conhecidas. Mas nossas reações dependem do significado que damos a elas. Cada momento que acontece contigo, ou que aconteceu, você mesmo que inconscientemente, denotou um sentido.

"Tudo que é, é conseqüência de antes."

SEMPRE, o Passado é a causa do Presente. Todo o comportamento pelo qual passamos se origina por causa de um propósito e entender essa finalidade é transformar o passado, significá-lo novamente, só que de outra maneira, para então produzirmos o Futuro. Somos, portanto, um espelho, onde pode ser-se tudo o que se quer, tudo o que puder e pricipalmente na nossa mente vemos todos os momentos.

“O Futuro movimenta o Presente e retoma o Passado. Nós somos resultados dessas relações. Nós somos feitos dessas relações.”

Então quando temos problemas, não importando o grau de dificuldade, o homem rompe esse elo, unidade significativa, que tem consigo mesmo, todavia não é só o problema, ele também desfaz a sua ligação com o mundo.

Por isso sempre aproveite o presente e transforme-o em único para não ter que [re]significá-lo mais para frente, onde poderá ter sérios problemas... ;D

Então só para concluir, escrevo aqui uma frase que uma pessoa muito especial, que com certeza ampliou minha visão de homem, de mundo e de vida, disse:
“Aquilo que não tem significado não pode ser percebido. É a finalidade que te move.” Miguel Perosa.

Desejo uma boa semana a todos e até a próxima consulta...


Mah.luco

6 comentários:

Unknown disse...

adorei a comparaçao com o espelho!!!
Cada um pode achar um sentido mais adequado p/ si... seus textos podem ser lidos e relidos, sempre nos fazem refletir sobre nossas atitudes... q podem modificar o futuro neh.. rs

Escreva sempre... =]
Te adoro!

Beijos

Unknown disse...

Complexo!
Tbm, dpois d tanto tempo! ... rss
Vc disse q tava ficando grande, mas eu axei q tah +/- do msm tamanho q as otras, vc tiro partes? õÔ
Um dia minha cabeça explodi tentando refleti sobre oq vc escreve =P
Tah bom d+ Mah! V c agora naum vai demora tanto neh?!

!!!*CaRpEm DiEm*!!!
Bjinhus =***

Unknown disse...

O que dizer?
simplesmente
aos extremos com vc!!
e vc me entende!!
uahauahauhauah

quero isso por muito mais do que mais 4 anos!!

texto maravilhoso
bjokass

David Melo da Luz disse...

Marcos! Meu comentário hoje não vai para tema central do seu texto, que está todo fenom existencialista... mas pra uma coisa que acabei de perceber...

Você escreveu "CENSO-COMUM" com C, jurava que era com S. Pensei, não o Marcos não iria errar uma coisa destas... fui pesquisar... e pra minha surpresa apesar de no titio Aurélio Censo neste sentido que você escreveu esta realmente correto com C, No Senso-Comum o termo Senso-Comum é escrito com S (dushaduhasd, gostou do trocadilho ein). O Por que ? eu não sei... eu acho que algum idiota algum dia escreveu com S, e hojee todo mundo escreve assimm...duhsahuda, pode estar errado, e todos os meios de comunicação escrevem assim.
Um dia agente descobre.

Abraço e Parabéns mais uma vez pelo texto.

Licah... disse...

Ei vc tm feito aula de Linguistica??! oO

Altas comparações Saussureanas vc fz!!

Mto Bom!

;*

Arthur disse...

tudo que é, é consequência de antes... o futuro retoma o passado... cara, li essas coisas na hora certa hehe, acho que chegou a hora de ressignificar algumas coisas... muuito boa essa consulta.