quinta-feira, 10 de julho de 2008

Conto Chinês


Quando ganhei de aniversário o livro, Adeus, China - de Li Cunxin, ele já me fascinava. Sabia que dali poderia tirar bons frutos a colher nesse novo caminho. Começei a ler semana passada antes de criar meu "consultório" aqui, e desde então ele me conquista mais e mais! Resolvi no post de hoje começar com um pequeno conto Chinês que o protagonista do livro ouve de seu pai:

O Sapo no Poço

"Era uma vez um sapo que vivia em um poço pequeno, mas muito fundo. Ele não sabia nada do mundo. O poço e o pedaço de céu que conseguia ver eram seu universo. Um dia ele encontrou outro sapo, que vivia do lado de fora.
-Por que não desce e vem brincar comigo? É divertido aqui - convidou.
-O que tem aí embaixo? - perguntou o outro.
- Tudo: água, correntes subterrâneas, estrelas, às vezes a Lua e até ojetos voadores que vêm do céu - respondeuo sapo do poço.
O sapo da terra suspirou.
-Meu amigo, você vive confinado.Não sabe o que tem no mundo. O sapo do poço não gostou de ouvir aquilo.
-Não me diga que existe um mundo maior do que o meu! Meu mundo é grande. Aqui vemos e sentimos tudo o que o mundo tem a oferecer.
-Não, amigo. Você só consegue ver o mundo pela abertura do poço. O mundo aqui fora é enorme. Gostaria de lhe mostrar o quanto é grande - rebateu o sapo da terra.
Agora, sim, o sapodo poço estava zangado.
-Não acredito! Você está mentindo! Vou perguntar ao meu pai - e contou ao pai a conversa que tivera com o sapo da terra.
-Filho, o seu amigo está certo. Ouvi dizer que existe um mundo muito maior lá em cima, com muito mais estrelas do que podemos ver daqui - o pai respondeu com tristeza na voz.
-Por que nunca me disse isso? - o sapinho perguntou.
- Para quê? O seu destino é aqui embaixo, neste poço. Não há como sair daqui.
-Eu posso! Eu consigo sair! Vou lhe mostrar - argumentou o sapinho.
Ele pulou e saltou, mas o poço era muito fundo,e a terra estava longe demais.
-Não adianta, filho. eu tentei a vida toda. seus avós fizeram o mesmo. Esqueça o mundo lá em cima. contente-se com o que tem ou vai viver infeliz.
-Quero sair, quero ver o mundo grande lá fora! - o sapinho chorava decidido.
-Não, filho. Aceite o destino. Aprenda a viver com o que lhe foi dado - continuou o pai.
Assim, o pobre sapinho passou o resto da vida tentando escapar do poço escuro e frio. mas não conseguiu. O grande mundo lá em cma continuou sendo apenas um sonho."

A primeira coisa que me veio a cabeça para começar é:

Estaremos todos de início em um poço e onde nossa meta é sair? Passamos por constantes problemas e desagrados tantos, que as paredes por quais nos tentamos nos prender parecem sempre escorregar e nos deixam mais e mais sofrendo por não conseguir sair.

Acho que há sim uma maneirade escapar de tudo isso, mas de inicio é complicado. Precisamos ser fortes o suficiente para aguentar o que passamos e felizes o bastante para sobrevivermos.

Sem a felicidade nada é possivel. Enquanto o sapinho acreditava ser feliz, não aparentava possuir barreiras, mas quando impuseram limites dizendo ser impussivel transpor aquelas paredes ele desistiu, memso sabendo que se tentasse com mais afinco poderia ultrapassá-las.

E é isso que devemos fazer, ter forças,elas surgem com as amizades que conquistamos, quando fazemos o que gostamos e acima de tudo do amor que produzimos, para que possamos, quiçá um dia, chegarmos ao céu.

Gostaria depois dessa breve reflexão que escrevi, concluir com o ponto de vista do pai de Cunxin (protagonista) ao ser interrogado pelo filho em relação de estarem no poço, pois acredito ser a melhor resposta a esta pergunta.

"-Depende do ponto de vista. Se você olhar este lugar (sua vida) de cima para baixo... então estamos, sim, em um poço. Mas, se olhar de baixo para cima, não. Você diria que estamos no céu? Não, definitivamente não."

Obrigado pela visita de todos os que tem me apoiado neste pouco tempo de projeto, mas que têm me dado um retorno inigualável... aguardo desde já sua próxima estadia junto ao meu consultório.



Mah.luco

5 comentários:

Unknown disse...

Caramba! O.O
So vc pra consegui filosofa desse jeito essa hora da matina viu =S
Vc ja me agradeceu pela força q eu to t dando agora, mas, como eu t disse, eu naum faria nd c naum axasse q vc tm a capacidade d consegui^^
V c naum vai desisti disso dpois viu markitos!

BjoO

Anustië - Ohtayarë disse...

Irmaumzinho lindo do meu coração que eu amo demais ^^

Todos os seus posts sempre teraum fotenhas? Serão escritos meio que filosoficamente e grandes?

Mas gostei do seu blog ^^

BjOooOoOooOoo

Te Amo ^^

Licah... disse...

*----------*

Chieneses!
Tão fechados e tão sabios!

Marcos [plural??!]
Tão jovem e tão sábio!

Hey!
Vc está me manipulando?!

õO

leticia disse...

oie!!!!

muito bonito o conto!!
dá para se refletir bastante sobre ele...

bjão!!!!!
^^

Unknown disse...

Tá lindo amr.... *-*


Mas é um textão.... husahuahsausahsauhsa
mto filosofo! *-*
Amei K3